A nuvem híbrida se tornou a infraestrutura preferida das empresas que querem aproveitar os benefícios da nuvem pública e, ao mesmo tempo, manter e executar cargas de trabalho on-premise e em nuvem privada. Segundo Gartner, até 2020, 75% das organizações já terão implantado um modelo multicloud ou de nuvem híbrida. O ambiente de nuvem híbrida simplifica a transformação digital, pois proporciona interoperabilidade, portabilidade de cargas de trabalho e flexibilidade estratégica.
Para aumentar o potencial da sua solução de nuvem, basta manter em mente algumas estratégias comprovadas. Com uma estratégia de implementação bem planejada, fica mais fácil evitar possíveis armadilhas, incluindo problemas de incompatibilidade, soluções não portáteis e riscos aumentados na segurança de TI.
Para ter certeza de que sua empresa está no caminho certo, considere os sete pontos a seguir ao desenvolver sua estratégia de nuvem híbrida.
1. Escolha uma arquitetura consistente.
As empresas investem pesado em hardware, desenvolvimento e software comercial. A arquitetura de nuvem híbrida é única porque permite o uso de investimentos existentes e, ao mesmo tempo, oferece a base necessária para modernização. Para chegar a esse nível de portabilidade e flexibilidade, é preciso manter consistência na sua arquitetura, à medida que você adota a nuvem pública. Ao fazer a padronização em um ambiente operacional comum, você consegue reduzir a complexidade da transição para a nuvem enquanto mantém os negócios em operação na sua base atual.
2. Escolha uma estratégia de orquestração.
Com a orquestração, é possível conectar tarefas por toda a infraestrutura para criar fluxos de trabalho coesivos, independentemente do ambiente de execução. Se sua empresa não tiver uma solução de orquestração eficaz entre os sistemas local e de nuvem, ela estará correndo o risco de não conseguir se conectar a aplicações críticas de negócios e fontes de dados, à medida que as suas soluções de nuvem evoluem. Uma orquestração consistente permite usar recursos da nuvem sem criar uma complexidade onerosa. Com uma estratégia de orquestração holística, incluindo orquestração de containers, suas aplicações e serviços se tornam portáteis e podem ser executados em qualquer nuvem, sem a necessidade de retrabalho custoso.
3. Simplifique o monitoramento e o gerenciamento.
O uso de plataformas de nuvem variadas para satisfazer as necessidades das suas equipes de TI e de negócios traz muitos benefícios. No entanto, cada plataforma, incluindo os sistemas de nuvem e on-premise ou de nuvem privada, tem as suas próprias ferramentas de monitoramento e gerenciamento. Usar várias ferramentas em um ambiente heterogêneo resulta em complexidade desnecessária e reduz a visibilidade de ponta a ponta tão valiosa para as equipes de operações. Você precisa de uma solução de gerenciamento única que funcione por todo o conjunto de aplicações e infraestrutura, mantendo assim todos os sistemas em perfeita execução.
4. Cumpra as políticas e os requisitos de governança.
A conformidade com as políticas de TI envolve observar a legislação em vigor, seguir as práticas corporativas estabelecidas e trabalhar de acordo com os padrões regulatórios. À medida que os dados e as cargas de trabalho são migrados para a nuvem, é de extrema importância manter a conformidade de modo uniforme e consistente para reduzir os riscos aos dados e aos negócios. Ao integrar a conformidade com as políticas e a governança na sua estratégia de nuvem híbrida, sua empresa ficará mais preparada para garantir que os sistemas, softwares e funcionários continuem seguindo todas as normas e requisitos à medida que a arquitetura muda.
5. Implemente segurança de forma abrangente.
De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, a adoção da nuvem pública causa disrupção na segurança cibernética tradicional. No entanto, isso não significa que seja impossível ter uma solução de nuvem híbrida segura. Com o conjunto certo de ferramentas e práticas aplicadas a todo o ambiente híbrido, você consegue implementar segurança de maneira integral. À medida que as suas cargas de trabalho são executadas, gerenciadas e aprimoradas, a segurança se torna um aspecto contínuo e holístico do design, integrado em todo o ciclo de vida da TI.
6. Execute as aplicações em qualquer ambiente com APIs.
A nuvem híbrida oferece a base para o acesso flexível à infraestrutura subjacente de armazenamento e computação, aos componentes de container de ambiente de execução e à conectividade entre cargas de trabalho dependentes umas das outras.
No entanto, não é propriamente a nuvem híbrida que conecta todos esses sistemas. Com um conjunto uniforme de interfaces de programação de aplicações (APIs), é possível simplificar o design, a compilação, a implantação e o escalamento das aplicações, independentemente de onde elas sejam executadas.
7. Automatize sua infraestrutura.
A automação é um fator crítico para empresas de TI, principalmente quando levamos em conta a escalabilidade da nuvem híbrida. Com o gerenciamento automatizado de ambientes novos e existentes, é possível reduzir o risco de erros humanos, viabilizar a aplicação de políticas prescritivas, fornecer uma base para a manutenção preditiva e promover a mudança cultural a favor de práticas de autosserviço que economizam tempo.
Unifique suas nuvens com a Red Hat
Comece agora mesmo a usar uma estratégia de nuvem híbrida da Red Hat®. Explore nossos recursos e descubra como as soluções de nuvem híbrida flexíveis da Red Hat podem ajudar você a desenvolver uma estratégia consistente e eficaz.
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como podemos te ajudar.